POR QUE LER?

Olá! Estou tentando postar mais frequentemente, então não estranhem se eu chegar aqui e falar de umas coisas totalmente sem sentido (mas com total sentido pra mim) e logo depois sumir hahah.

Por exemplo, o post de hoje. Queria discutir um dos assuntos que andei observando ultimamente (até mesmo aqui pela blogosfera, o que me deixou meio chocada!): a leitura.

Muitas pessoas não tem o hábito de ler e algumas nem ao menos tentam. Não gostam, tem preguiça, esperam sair o filme. Respeito os gostos de cada um, mas acho que deveriam dar uma chance para este mundo incrível que é o da leitura, e quis reunir alguns “motivos” os quais a leitura deve ser realizada:

1 O livro é sempre melhor. Parece até besteira e clichê, mas gente, é a realidade. Eu amo filmes  e não os largo por nada, mas o livro é aquele pedaço que vai ter mais detalhes sobre a trama, mais detalhes sobre os personagens e mais descrições de momentos, cenários, falas, gestos. Até mesmo se o personagem estiver ofegante, vai estar lá, escrito e explicado.

2 Você viaja para mundos totalmente diferentes. Tenho pena das pessoas que são desprovidas de imaginação. Não digo nem criatividade, porque isso as vezes a gente não tem mesmo. Mas imaginação, gente. É NECESSÁRIO! Quem é que gosta de viver apenas nesse mundinho fechado e pequeno, e não se interessa em descobrir novos horizontes – mesmo que fantasiosos? Acordar, trabalhar, postar selfies, assistir tv e dormir. Que vazio! Eu quero mais é conhecer novos distritos, receber uma carta para Hogwarts, entrar em uma seleção, ir em um jogo dos Eagles com o Pat, ser membro do acampamento meio-sangue, ser atingida por um raio e ganhar poderes, desvendar um mistério com a Heather Wells, dar um “perdido” como a Bernadette e descobrir que sou uma princesa, como a Mia.

3 Estimula o raciocínio. Quem lê, consegue se expressar melhor, falar melhor, se apresentar melhor (em termos acadêmicos, principalmente). Conhecem novas palavras, estimula o cérebro e armazena mais informações.

4 Acalma a alma. Literalmente. Você, por favor, se imagina em um lugar distante, bem tranquilo, com músicas relaxantes, massagens dos pés e spa 24 horas. Imagine um breakfast dos sonhos, uma piscina limpinha toda sua. Agora, leia um livro. Me causa a mesma sensação. Por mais que a história seja envolvente, tensa, estimulante, eu fico totalmente relaxada depois que leio. Eu consigo viajar totalmente para outros ~ mundos ~ e depois, qualquer besteira do meu cotidiano é apenas isso: besteira.

5 Sempre há uma lição. A maioria dos livros (se não todos) tem uma lição para ser aprendida. Já aprendi muitas coisas lendo, e muitas coisas do meu temperamento, humor e personalidade acabei adquirindo devido a muitos livros que li. Acho que toda descoberta é válida, basta saber usa-la. Um livro como, por exemplo, “Extraordinário”, me ensinou que não devemos julgar alguém pela aparência e que a criança, é o ser com mais doçura no coração. A maldade sempre terá, mas você pode aprender a viver com isso, e aos poucos, descobrir como isso pode te fortalecer (aliás, aconselho esse livro para todos!).

6 Você sempre terá uma boa companhia. Você nunca irá se sentir solitário enquanto estiver lendo. Sempre vai ter alguém para estar ali, com você, na história. Tem vezes que vai estar tão envolvido, que não vai pensar em fazer mais nada. Vai esquecer “do mundo ao seu redor” e só vai ter olhos para as folhas à sua frente.

7 Você aprenderá a administrar melhor seu dinheiro. Ou não. Mas na maioria das vezes sim. Coisas fúteis vão acabar não tendo vez, porque sua paixão por livros será tão grande que vai ser impossível entrar em uma livraria e sair de lá com apenas um único livro. Claro que, ás vezes você já vai ter comprado 5 de uma vez – como se fosse possível ler tudo isso junto – e depois vai ficar duro. Mas o prazer de de comprar aquelas folhas cheirosinhas, não tem preço.

Por esses  – e por 654674 outros motivos – a leitura é essencial na vida de qualquer ser humano. A leitura estimula, ensina, educa, te dá asas a imaginação, te dá o poder da criatividade, te incentiva a ser uma pessoa melhor, te ajuda em momentos da vida e faz bem para nós.

Sejam folhas brancas, amarelas, impressas, virtuais, eu sempre estarei lendo. Exercitar esse hábito é o que faço de melhor! 

E você, gosta de ler? Qual seu gênero favorito?

Beijinhos, Lê.

                                         Ah, Sheldon… ♥

84 comentários sobre “POR QUE LER?

  1. Tamara Gallas disse:

    Oii, minha linda!
    Assino embaixo, viu? Concordo com tudo o que tu postou!
    Eu também prefiro mil vezes o livro do que o filme e amoooooo cheiro de livro, acredita? HAHAHA fico ali, cheirando um tempão 😛 HAHAHA
    Uma pena mesmo que as pessoas não cultivem mais esse hábito tão maravilhoso que é a leitura… ler nos torna melhores, por dentro e por fora! E é a nossa melhor companhia, sempre!
    Beeijo, minha flor ❤ post mega, master top 😉 bóra ler 😛 hihihi

    http://www.tamaragallas.com.br

    Curtido por 1 pessoa

    • Letícia disse:

      Siiiim menina! Eu li inúmeras vezes aqui mesmo pelos blogs, pessoas que não gostam de ler ou afins. Genten, como assim? Hahaha a leitura liberta! :”D e consegue transformar o mundo (a menina que roubava livros que o diga!) fora que sem os livros, a maioria dos filmes não existiria de qualquer forma hahah xD
      Que bom que gostou amore, fico feliz!
      Beijinho =*

      Curtido por 1 pessoa

  2. Bia Aguiar disse:

    Que máximo esse post. Amo ler, desde criança! Concordo com todos os teus pontos e ainda acrescento mais uma coisa importante: ENRIQUECE O NOSSO VOCABULÁRIO! Quem gosta de ler, se expressa de maneira melhor e sabe lidar com a escrita tão bem quanto qualquer outra pessoa.
    Adorei o teu post, pra variar!
    Viva os livros, via esse mundo mágico que podemos ter a hora que quisermos!
    Um beijão, Lê!

    Bia

    Curtido por 1 pessoa

    • Letícia disse:

      Totalmente Bia!!! Enriquece muito o vocabulário, tanto na fala quanto na escrita, é incrível! Ajuda a ter mais discernimento também – na maioria das vezes.
      Amo ler, tenho esse costume desde os 5 anos, eu preferia ficar em casa lendo, do que na rua brincando hahha xD meus pais também sempre me deram muitos livros, inclusive na páscoa. Ao invés de chocolate, give me books! Hahhaha
      Beijinho :*

      Curtir

    • Letícia disse:

      Hahahahahhahahah eu faço isso tambeeeem!!!!
      Quando vi Um Dia você tinha que ver, nunca fiquei tão decepcionada na minha vida com o personagem do Dex, eu imaginava ele TOTALMENTE diferente, fiquei desesperada hahahhahahhahahajahuahah sério. Acho que a unica vez na vida que eu preferi o “filme” (no caso série) foi the vampire diaries. O livro é ruiiiiim demais hahahha depois do quarto, não consegui mais ler hahaha
      Beijão =*

      Curtir

  3. Ana Karollayne disse:

    Eu posso afirmar que os livros me mudaram. Não tenho como descrever como uma leitura pode ser tão mágica.. quem conhece sabe haha.
    Meus gêneros favoritos são todos, mas a ficção e a aventura me levam a outro mundo, um bem melhor!
    Adorei o post, um beijão lê!!!

    Curtido por 1 pessoa

    • Letícia disse:

      Ahhh, amo ficção e aventura! ❤️ me sinto parte da historia e imagino até umas falas minhas no meio hahahha #psica
      Os livros definitivamente me fizeram o que sou hoje! O que mais eu faria da vida, além de ler? Hauahahha
      Beijinho =*

      Curtido por 1 pessoa

    • Letícia disse:

      É então, as vezes isso é um problema! 😦 eu me envolvo fácil com livros então tenho mais facilidades. E gosto muito das escritas “fáceis”. Esses lenga lenga com escritas do seculo 18 nao me agradam em naaada!
      Ja conhece a Sophie Kinsella? Os livros dela costumam me agradar muito!
      Beijinho =*

      Curtir

  4. camilazaions disse:

    Lêeee, senti um puxão de orelha aquiii! HAHAHA
    Foi muito bom esse post, eu sou super preguiçosa pra ler, mas eu concordo muuuuuuito com você, eu estou lendo a saga harry potter só agora, e não me arrependo, estou amando, e vendo o filme com outro olhos!
    Quando terminar de ler a saga, quero começar a ler mais livros diferentes!
    Adoreeei o post, e as fotos estão lindas, quem é essa bonequinhaaa? ♥
    Beeeeijão lindaa ❤

    Curtido por 1 pessoa

    • Letícia disse:

      Hahhaha harry potter é divino Camis! ❤️ vai te abrir a porta para muitas outras historias! Foi a primeira saga que li e com certeza isso me motivou a ler outras coisas! Hahaha agora chega de preguiça e vai ler! Hahaha *_*
      Ahhh, eu que tirei hahhaha é minha irmãzinha ❤️ hahah chaaaata que eh a peste!
      Beijao amore =*

      Curtir

  5. Raphaella Cabral disse:

    Amei o post, ler é incrível. Eu sempre li muito a vida toda, acho estranho as pessoas se impressionarem por eu gostar de ler e as vezes um absurdo alguém que nunca leu algo dizer que não gosta de ler. Talvez seja possível não gostar de ler, mas é uma das melhores coisas da vida kkkk um livro é sempre boa companhia em qualquer ocasião.
    ;*

    Curtido por 1 pessoa

  6. suellengouvea disse:

    Melhor postagem ever! hahaha eu adoro ler também! Quando eu não estou acompanhando algum livro ou coisa do tipo, esqueço até como escrever algumas palavras, acredita? hahah Acho que é uma forma do meu cérebro me falar “menina, vai ler alguma coisa já!”. A pior parte é quando acaba </3 haha beijos

    Curtido por 1 pessoa

    • Letícia disse:

      Hahhaha é tipo aquelas ferias de escola que quando tu volta, n sabe nem escrever mais hahahahahha entendo perfeitamente! :”D
      Quando acaba um livro eu fico numa bad profunda, serio hahahhahahahah
      Que bom que gostou linda
      Beijinho =*

      Curtir

    • Letícia disse:

      Exato! :”) você consegue estar ali junto do personagem passando pelo que ele passa, isso pra mim não tem comparação! 😉 hahah
      Eu tbm fiquei com vontade de ler hahahhaa mas tô num bloqueio terrivel p terminar um livro que to lendo aqui.. Ai ai
      Beijinho linda, e fico feliz que tenha gostado! =*

      Curtido por 1 pessoa

  7. manipineiro disse:

    Let, você BRILHOU com esse post, viu?
    A gente podia publicá-lo num ticket de cinema, sei lá! hahah
    Concordo com absolutamente tudo que você escreveu
    SIM – são mehores
    SIM – acalma
    SIM – você jamais fica sozinho e está sempre em boa CIA
    SIM – estimula demaaais o desenvolvimento

    ai ai .. nem sei!
    hahaha

    =*
    Mani Piñeiro

    Curtido por 1 pessoa

    • Letícia disse:

      Hahahhahahah olha, eu adoraria pegar um panfletinho ou algo do tipo e ter umas coisas dessas escritas ali! :”))) hahaah ia amar! Aqui na minha cidade tem um projeto muito legal onde o ponto de onibus (nao todos, só os mais “cheios”, por assim dizer hahah) tem uma estandizinha de livros. Lá voce deixa livros para as pessoas lerem e apos ler, devolver para que outra possa ler! Eu achei uma ideia INCRIVEL que incentiva mt, mas como toda ideia boa, tem coisas ruins: dificilmente tem livro la pq o povo é tao burro e mesquinho, que nunca devolve! :PP hahha infelizmente!
      Beijinho =*

      Curtir

      • manipineiro disse:

        Eu comecei a ler o comment e a pensar: “Nooossa que cidade civilizada, onde será?” Aí você complementa “o povo nunca devolve” hahahha
        A gente ri – pq né? – mas é triste demais isso. Alguém tenta fazer um projeto para a população, e o próprio povo estraga tudo. Afff..

        Mas, falando em projetos e leituras, você segue uma página no face que é “Esqueça um livro”? É muito incrível o que eles desenvolveram. Imagina vc estar no ônibus e alguém ter deixado um livro? imagina você, por acaso, conhecer um dos melhores livros que você já leu? O máximo, né?

        Já não moro mais no Brasil, mas ainda esqueço livros por aí propositadamente as vezes ❤

        Beijo lindeza

        Curtido por 1 pessoa

      • Letícia disse:

        Hahahh é exatamente isso.
        Melhor rir do que chorar, pq tem jeito não.. A população já tá acostumada com esses “pequenos” crimes e acha normal. Eu tenho até dó de deixar um livro la e ele acabar soterrado por aí, ou pior: no lixo (ja vi muitos!)
        Nao conhecia, vou dar uma pesquisada *o* hahah vou começar a esquecer umas coisas pelo onibus.. :”D
        Beijinho =*

        Curtido por 1 pessoa

  8. onlysecretdreams disse:

    Ameeei o post ❤️! Concordo com tudo que você disse, ler é essencial, e nos faz entrar em um novo mundo e ativa a nossa imaginação. E o que um livro faz com a gente, não tem preço! É maravilhoso ler 😍
    Extraordinário é um dos melhores livros que já li, e tem muita coisa que se aprende nele.
    Adorei as fotos que você colocou :))
    Beijos, Na 😘

    Curtido por 1 pessoa

  9. vaitercha disse:

    Ei Lê! Você tem meu total apoio viu! Sempre! Sempre o livro é melhor que o filme! Isso é comprovado. Quem lê escreve melhor! Conversa melhor! São só benefícios!
    Sempre li muito, durante os 4 anos de faculdade precisei encostar um pouco as histórias e concentrar a leitura só em livros científicos e leituras sobre a área. O que também não é ruim. Assim que formei quis colocar em dia toda a “leitura de diversão” e foi a melhor coisa que eu fiz! haha
    Beijos!!!
    Camila, https://vaitercha.wordpress.com/

    Curtido por 1 pessoa

    • Letícia disse:

      Hahahha tô passando por isso. A faculdade exige muito e as vezes não tenho tempo para fazer as leituras “nao obrigatorias” hahaha em julho li uns 12/13 livros! Fiquei tanto tempo sem ler algo que eu gostasse de verdade que quando li, fiquei descontrolada! Hahaha xD
      Acho que quando acabar a faculdade, vou continuar lendo artigos cientificos, só pra matar a saudadinha
      Beijinho =*

      Curtir

  10. Suelen Biavaschi disse:

    Lêe você disse tudo!!
    Ler é uma das melhores coisas da vida,poder ir para outros lugares sem nem sair de onde está,estimular a imaginação e criatividade.Sem falar que é fundamental para a escrita e vocabulário né.
    É com certeza uma das minhas paixões ❤
    Essa cena do Sheldon é hilária kkkk
    Beijooos

    Curtido por 1 pessoa

    • Letícia disse:

      Hahahhah saudades big bannnng. Parei de assistir na 4 temp e nunca voltei 😦 hahahhaa

      Ahhh Su, simmmm! Tem gente que acaba não desenvolvendo criatividade e imaginação porque nunca se interessou em ler, e muita gente usa “os pais” como desculpa, tipo “meus pais nunca me estimularam a ler” . Eu me interessei em ler e meus pais compravam porque eu pedia, nenhum dos dois gosta de ler livros e ainda assim, sou uma devoradora hahahhaha
      Beijinho =*

      Curtido por 1 pessoa

  11. onlysecretdreams disse:

    Amei o post Lê ❤
    Eu amo ler e super concordo com tudo o que você disse! Acho a leitura essencial e o que um livro nos proporciona, isso não tem preço! A gente entra em um mundo novo e aumentamos ainda mais a nossa imaginação, vocabulário, livro só faz bem!
    Extraordinário é um livro como o próprio nome, super recomendo ele também, e tem muita coisa que aprendemos com ele!
    Adorei as fotos que você colocou no post *-*
    Beijos :*

    Curtido por 1 pessoa

  12. iannogueirac disse:

    Você é uma viagem! Queria passar horas contigo (e nossos respectivos amores) num café trocando ideias. “To buy books”, melhor ideia, preciso praticar isso. No começo do ano até comprei uns três livros numa iniciativa que eu tomei de comprar um livro por mês, mas a crise chegou e as vontades foram engarrafando.
    Abraçosss, Lê!

    Curtido por 1 pessoa

    • Letícia disse:

      Hahahahha meeenino, seria ótimo!!! Raul é tímido mas gosta de café gelado então estaria tudo na peace! Hahaha :”D
      Entãooo, eu fiz E GASTEI O DINHEIRO TODO ahhahahhahaha me mataaaa! Acabei nao comprando livros mas bele, vou juntar denovo e serei uma pessoa controlada dessa vez hahah
      Essa crise ta ferrando o povo, to acabando lendo mais ebook do que livro fisico, tá osso! Não reclamo, acho que ler pelo tablet, kindle, kobo e etc é muito bom também, mas eu realmente gosto de sentir o livro hahha
      Beijo! =***

      Curtido por 1 pessoa

      • iannogueirac disse:

        Eu tomaria um delicioso cappuccino kkk e também sou tímido, logo nos daríamos bem (eu acho).
        A crise foi/é devastadora. Na minha cidade, por exemplo, começou uma Feira do Livro que vai terminar dia 27, se você foi, eu também fui. Não tive nem tempo pra ir da ruma voltinha lá e nem pra me organizar financeiramente pra um livrinho.
        Meu celular é cheio de ebooks, em qualquer cantinho leio uns capítulos. Esse é o lado bom dos ebooks, você soma o vício no celular com o vício em livros e tudo fica bem.
        Abraçossss!

        Curtido por 1 pessoa

      • Letícia disse:

        Hahhaha pior que é, une o útil ao agradável, li um livro todo pelo cel e li varios pelo tablet e sinceramente, sem eles, teria enlouquecido nas férias hahaha mas se bobear, daqui a pouco até isso eles vão conseguir deixar caro :”( kkkk
        Au revoir!

        Curtido por 1 pessoa

      • iannogueirac disse:

        Fora os livros físicos, sempre baixo epubs de graça né. Sou rebelde, queria contribuir economicamente para meus amados escritores, porém se tratando de livros virtuais sinto muito.

        Curtido por 1 pessoa

      • Letícia disse:

        Hahahha eu também baixo tudo de graça porque sou a estagiaria mais falida da cidade! Hahahha certeza! :”( um dia, quando for rica, certeza que comprarei tanto livro que vou suprir esses anos hahahahaha
        Beijo! =*

        Curtido por 1 pessoa

  13. Juliana Lima disse:

    Adorei o texto Lelê!
    Um excelente incentivo a leitura.
    Concordo com vc, as pessoas deveriam dar pelo menos uma chance ao livro. A leitura transforma os caminhos e com certeza promove uma visão mais ampla do mundo e da vida. Os filmes, apesar de muito bem feitos, são apenas uma pequena representação dramática do que é esse mundo. É como tirar uma foto de uma dia inteiro que foi especial.
    Sempre arrasando. ☺☺😊
    Beijinhus💜💜💜

    Curtido por 1 pessoa

    • Letícia disse:

      Siiim Ju! Assun como a fotografia, um livro pode nos proporcionar momentos ótimos :”D e eu sou apaixonada por isso hahha
      Os filmes são excelentes, mas sem os livros, são meros atores balbuciando algo sem sentido 😦 hahaha
      Que bom que gostou |o/
      Beijao =*

      Curtido por 1 pessoa

  14. Vogue Addiction disse:

    Lelêee! Amei o post, simplesmente! Concordo totalmente com os motivos que você elencou sobre o hábito de ler! Às vezes sou preguiçosa, outras sou pobre, mas sempre dou um jeitinho de ler aqui e ali! PS: Estou apaixonada pelo sorriso da princesinha da foto! Beijinhos ❤ ❤ ❤

    Curtido por 1 pessoa

  15. Diana disse:

    Completamente de acordo! Antes de visitar o Brasil e o Rio de Janeiro (sou de Portugal), conheci muito do Rio através dos livros do Rubem Fonseca! Adoro ler e leio desde que me lembro 🙂 Bom blog o teu!

    Curtido por 1 pessoa

Tem algo pra compartilhar aqui? Deixe seu comentário! Vou adorar ler (e responder).