MAS AFINAL, QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE BEBER CAFÉ?

Boa noite gente! :))) Primeiro, peço desculpas por estar postando essa hora da noite, mas como já era de se esperar, as aulas começaram, e junto, começa a falta de tempo 😦 esse será um post curtinho, prometo, mas que vale a pena ser lido, principalmente por aqueles que assim como eu, são amantes de café.

large (5)

A verdade é que, eu sou movida a café. Sério. Eu era pior, estou melhorando agora heheh. Desde mais nova, eu consumo café como substituto do leite, porque veja bem: eu costumava ter uma certa intolerância à lactose (chame isso como quiser, alguns chamavam de alergia a leite, outros intolerância) e minha busca por algo que eu pudesse tomar de manhã no café da manhã, foi loooonga. Até leite de “cabra” eu já tomei (leia-se: nojento), leite de soja, e todos esses tipos ew. Aí eu conheci o café e foi tipo love is in the air. Mas enfim, não tô aqui para falar sobre meu amor por café (mais ou menos) mas para falar dos benefícios que essa bebida maravilhosa pode proporcionar à sua saúde.

  

O nome deste blog, caso alguém esteja se perguntando, foi decidido depois de muito pensar.. eu queria algo que fosse diferente, legal e que contasse um pouco da minha personalidade só pelo nome. Não foi fácil, mas ai olhei ao redor e vi uma garrafa térmica que amore mio me deu e estava escrito nela “Os benefícios de beber café”. Daí foi tipo um PLIM! Aí foi isso mesmo que escolhi hahah não sei se faz sentido para vocês, mas pra mim faz total! O café une todas as coisas que eu gosto: o gosto, o cheirinho, a temperatura, os sentimentos, o hábito de ler enquanto tomo café, e todas essas coisas. Mas vou listar algumas coisas as quais eu li sobre o café que eu achei interessante!

large (11)(mas antes, vou citar as coisas que estão escritas na garrafa térmica junto de “Os benefícios de beber café”:

– Deixa você acordado;

– Aquece sua mão;

– Faz bem a saúde;

– Tê dá energia para o dia a dia;

– Faz você feliz;

– Dá o suporte que você precisa.

Mas fora esses fatores, existem diversos estudos comprovando a eficácia do café para com o organismo e diversos outros segmentos. Para quem quer se aprofundar mais no assunto, vale muito a pena dar uma passada pelo scielo ou pelo google acadêmico.

A verdade é que, eu admiro o que o café faz com as pessoas (especialmente comigo!). Adoro me imaginar em um café por aí, com amigos antigos, conversando e rindo sobre as histórias passados e planos para o futuro. Adoro me imaginar sentada em uma mesinha, tomando meu café, lendo um livro legal e vendo o Raul na bancada da cozinha fazendo torradas (sou dessas). O café me dá imaginação. Me ajuda e me conforta. Em épocas de provas, é meu melhor aliado. Quando já está tudo degastante e estressante, eu vou até a cantina, compro um café e é como se aquecesse meu coração.

large (4)

fonte imagens: weheartit.com

Pesquisando um pouco mais sobre o café, achei alguns tópicos que valem a pena serem discutidos, como

  • Potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais estão presentes no grão no café, embora em pequenas quantidades. Aminoácidos, proteínas, lipídios, além de açúcares e polissacarídeos também o compõem.
  • Uma das ações da cafeína se dá sobre os quadros de depressão. E, nesse sentido, o café parece ser um aliado importante no combate à doença. A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central e, em pequenas doses, pode trazer uma sensação de bem-estar, disposição e ânimo.

(Fonte: revistavivasaúde)

Há ainda algumas “lendas” urbanas sobre os benefícios de beber um bom cafézinho, que englobam viver mais, estar mais disposto, ter menos problemas vasculares/cardíacos, entre outros.

É claro que isso vai depender muito da pessoa e de seu organismo. Há quem não aguente beber um gole de café que já está com o estomago em chamas. Eu particularmente não vivo sem.

O café é um ótimo estimulante, te conforta em momentos de solidão, de companheirismo, de agonias, de desilusões, de cansaço e de derrotas, nos dá energia para aqueles momentos que precisamos estar sempre dispostos, atentos e para aqueles que gostam de acompanhar a rotina com um bela xícara de café fumegante.

E vocês, também já se renderam a este maravilhoso grão? adoraria saber.

Beijinho, Lê.

“Preciso sair de mim, despir-me das vestes que me cobrem de frio. Preciso deixar o copo vazio, ver a vela queimar até o fim. Preciso sair de mim sem olhar para trás, para a tarde de alecrim que se desfaz, contar até três. Não sei se vale o sacrifício. Não sei morrer. Começo outra vez”.

67 comentários sobre “MAS AFINAL, QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE BEBER CAFÉ?

  1. Babs disse:

    Ainda não me rendi ao grão hahaha Adorei a sua historia de como escolheu o nome do blog, muito fofo. Eu não sou muito fã de café, gosto de beber de vez em quando, mas bem de vez em quando mesmo. É bom saber alguns desses benefícios, pois vai me incentivar a começar a tomar mais.
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    • Letícia disse:

      Café é uma delicinha :)))
      Eu, quando não tomo, sinto uma dor de cabeça fudids, mas perguntei ao meu professor e ele disse que isso é psicológico, que a falta do café não causa alterações no humor e hormonais (mas sei não, viu) hahah
      Beijinho :*

      Curtido por 1 pessoa

  2. Andressa disse:

    Eu adoro café! É esse semestre na faculdade meu cliente é uma marca de café, ou seja muito café para gente é muita campanha de café tbm hahaha, acho que vou chegar no fim do semestre odiando café, mas não sei se isso é possível. Bjs

    Curtido por 1 pessoa

    • Letícia disse:

      Hauahhahah nao é menina?! Café é muito bom! Eu já cheguei em uma época tomar uns 4 cafés por dia ou mais.. Agora tomo 2/3x hahaha mas quando to trabalhando as vezes nem percebo, quando vou ver, ja to no 3 copo hahahhaha ah obrigado amor, que bom que gostou!!! ❤️
      Beijão :*

      Curtir

  3. camilazaions disse:

    Adoreei a história de como você escolheu o nome do blog Lê!
    Eu na verdade não sei tomar café, sou bem criançona mesmo e só tomo nescau :$ KKK
    Mas depois desse post eu vou dar uma experimentada!
    Beeeijos Lê ♥

    Curtido por 1 pessoa

    • Letícia disse:

      Hauahahha eu só tomo nescau de vez em quando, quando tô com vontade ou quando o café tá velho e tô com preguiça de fazer um novo hahha mas é baum!
      Ahhh, que bom que gostou Cami ahhahaha eu tava meio indecisa mas achei legal por o nome com café kkk
      Beijinho :*

      Curtido por 1 pessoa

      • camilazaions disse:

        Eu tomo pelo menos duas vezes ao dia kkkk
        Adorei mesmo Lê, eu acho o nome do teu blog super criativo! Sempre que vejo café lembro de você, juro!
        Beeeijos ♥

        Curtido por 1 pessoa

  4. Vogue Addiction disse:

    Adorei o jeitinho de como escolheu o nome! Eu gosto de café, mas só quando tem um pãozinho junto e eu não consigo de jeito algum tomar uma xícara inteira! Por isso, sempre vou incomodar minha mãe e tomar da dela! Hahahahah Beijinhos

    Curtido por 1 pessoa

  5. Suelen Bia disse:

    Adorei o post!!!
    Que legal a história de como tu escolheu o nome pro blog ❤
    Quando eu era mais nova não tomava café,mas a pouco tempo comecei a ter intolerância ao leite,acabei me rendendo ao cafezinho básico dai kkkkk
    Beijos :****

    Curtido por 1 pessoa

    • Letícia disse:

      eeetcha, muito ocupada ou tava bugado o blog??? hahhaha mas que bom que deu, ahhaha
      ahhh menina, eu não tomo café assim que acordo durante a semana porque eu acordo em cima da hora de ir trabalhar, mas chegando lá, já tô com o copo na mão hahha impressionante!
      café is life ❤
      beijão linda :*

      Curtido por 1 pessoa

  6. iannogueirac disse:

    Nem sou fã de café. Acho que pela falta de intimidade, uma vez que nunca fui daqueles de tomar café pra despertar. Porém, minha vó passa café todo dia e eu acho legal o cheirinho.
    Ótimo post, Lê :)))

    Curtido por 1 pessoa

  7. Maíra Azevedo disse:

    Nossa, lendo isso eu chega fico triste em saber que o café não provoca nenhum prazer T-T nem meu sono tira. Eu gosto do leite kkkkk Geralmente, de manhã é 70% leite e 30% café na xícara.
    Adorei saber o que o café provoca em vc, Lê. Ah, o feeling de estar em uma cafeteria com amigos me agrada muito, isso eu admito ❤
    Beijins!

    Curtido por 1 pessoa

    • Letícia disse:

      hahaha mas café é tão good ❤ se eu coloco leite, é 90% leite e 10% café, só pra dar o gostinho mesmo hahaha ahhh, é ótimo! ^-^ por mais que você não curta café – tenho amigos que não gosto – é legal sentar com todo mundo e conversar, bebendo o que quer que seja (vale chá, leite, qualquer coisa haha)
      beijão maí, que bom que gostou *___*
      :*

      Curtido por 1 pessoa

  8. Eder Oelinton disse:

    Café pra mim é fonte de inspiração, eu tomo e me vem uma enxurrada de coisas na cabeça, meu corpo não consegue acompanhar, hehehehhe, dai não faço tudo o que preciso fazer durante um dia, sou daqueles que precisam de uma hora a mais no dia. Bela postagem!

    Curtido por 1 pessoa

    • Letícia disse:

      hauhhuauaua entendo, as vezes eu quero fazer tanta coisa ao memso tempo, que no fim não consigo fazer nada, sou muito ansiosa e acelerada hahhae e ainda tomo muito café, ai ja viu.. hahah muuuito obrigado 😀 que bom que gostou, fico feliz \o/
      beijo :*

      Curtido por 1 pessoa

    • Letícia disse:

      Huhahue indicações são coisas lindas desse mundo hahaha! Muito obrigado e fico muito feliz em saber que se identificou, é muito bom quando achamos gente como a gente hahahha café é divino, né não?! ❤ copinhos de cafe por toda a parte no quarto hahahhaa
      Um beijão, Lê :*

      Curtir

  9. Lari Reis disse:

    Amei esse post!
    Quando conheci seu blog, logo me lembrei do meu “Segundo Café”, que antecedeu o Yellow. O nome lá foi escolhido por também ser amante da bebida ❤ Tirando o fato de eu não ter nenhuma intolerância a lactose, nossa relação com café é bem parecida!

    Curtido por 1 pessoa

  10. Blog da Also disse:

    Confesso que não sou muito fã de café, mas se tiver um leite envolvido a história é outra. Desde pequena, quando meu pai decidiu que era hora de substituir o nesquik de morango por algo mais ‘mocinha’, eu me vejo tomando café com leite. Mas quem quer crescer? hahah, eu não. E acho que foi por isso que dias atrás comprei nesquik de morango só pra relembrar o gostinho da infância.
    (Vim pra cá só me atualizar com os posts e agora meio que estou em auto-análise, rsrsrs).

    Mas, mudando completamente de assunto, não poderia deixar de notar sua forma engenhosa de nomear o blog. Acho que nome de blog é coisa muito séria e toda vez que enveredava pelos caminhos do blogspot, eu ficava mais tempo pensando no nome do que editando layout, rsrs. O bom é ter uma referência especial que nos ligue a esse espaço virtual e, pelo que li, você acertou na mosca.

    Curtido por 1 pessoa

    • Letícia disse:

      hahhahahehue eu sou alergica a morango (siiiiiiiiiiiiiiiiiiim :'”(
      então não tova nesquik, nem nada do genero, sendo assim, eu sempre fui adepta ao café.. e até hoje não curto leite com toddy, tomo de vez em nunca. Minha irmãzinha vê tanto a gente tomando café que até ela pede as vezes, e o pior, ela gosta. Tão pequena, já tá viciada T_T” hahhahahehe mas falando do nome, sim, eu não demorei muuuito para pensar, mas acabei gostando do resultado, ia ficar muito “não minha cara” se eu colocasse algo tipo “modaslele” ou sei lá hahhahahehe não ia ser eu. Mas que bom que gostou *_* acho importante não só eu me identificar com o nome, mas as pessoas acharem que ele tem algo a ver com o blog hhahah
      beijão :*

      Curtir

Tem algo pra compartilhar aqui? Deixe seu comentário! Vou adorar ler (e responder).